Você ainda tem dúvidas sobre o que é mito ou verdade quando se trata da alimentação do seu bichinho de estimação? Pode deixar que nós vamos esclarecer um dos maiores mitos sobre esse assunto.

Como já falamos algumas vezes por aqui, a alimentação dos nossos pets é fundamental para que eles sejam saudáveis e cheios de energia, mas esse assunto pode gerar muitas dúvidas. Confira o maior mito sobre a alimentação dos pets:

Alimentação com grãos é melhor para os pets?

É muito comum que as pessoas façam a conexão de que, se grãos como trigo, milho e soja fazem bem à saúde humana, esses alimentos deveriam também fazer bem ao organismo dos nossos pets, mas estão enganados! As rações naturais que são livre de grãos já conquistaram o mercado norte americano e agora estão dando o que falar no Brasil e nós vamos contar o porquê.

Esse tipo de alimentação livre de grãos é o que mais se aproxima da essência dos nossos pets e, por isso, faz muito bem à saúde! Isso se deve muito ao fato de que os ancestrais dos nossos amigos de quatro patas costumavam alimentar-se principalmente de proteína animal , ou seja, carnes. E, mesmo que os tempos tenham mudado, é importante lembrarmos que o organismo dos nossos pets continua muito parecido. Os cães passaram por um processo de adaptação ao longo dos séculos que permite a digestão de pequenas quantidades de grãos, já os gatos são um exemplo de quem, mesmo com o passar do tempo, ainda precisa de uma dieta basicamente carnívora até os dias de hoje.

Além disso, de acordo com Dosgter, rede social especializada em cães e site baseado em fóruns e compartilhamento de informações, a maioria dos veterinários recomenda uma dieta de somente 10% de grãos para cães. O que é diferente da composição da maioria das rações comuns, que chegam a possuir mais grãos do que proteína animal! Já as rações naturais sem grãos, como a Livelong, possuem até 90% de proteína, gorduras animais e baixa quantidade de carboidratos. Com isso, os pets que tem mais facilidade de processar a comida e chegam a ter uma digestão de até 90%.  

O que também é muito comum de acontecer em rações comuns é o uso de grãos como preenchedores na falta de outros ingredientes de alta qualidade, como a própria proteína. Já nas rações naturais livre de grãos, as proteínas são o ingrediente principal e geralmente tem uma qualidade muito melhor. Além do mais, as opções sem grãos incluem alimentos como ervilha e batata doce, que são mais ricos em nutrientes e saudáveis do que milho ou trigo.

Quais os efeitos desse tipo de alimentação para o seu pet?

Alguns dos principais efeitos que uma dieta sem grãos traz para a saúde do seu pet:

  • Comidas mais ricas em proteína que deixam os músculos mais firmes e melhor desenvolvidos.
  • Ajuda a dar mais energia.
  • Mantém os pets bem alimentados e satisfeitos, já que é uma alimentação completa e balanceada.
  • Pele mais saudável e pelos mais brilhantes, já que ⅓ de toda proteína que o seu bichinho de estimação consome vai direto para a nutrição da pele e do pelo.
  • Auxilia no controle de peso.

Agora você já desvendou um dos maiores mitos sobre alimentação dos pets, mas você já sabia que os alimentos naturais Livelong são todos livre de grãos, com 90% de carne, sem conservantes, cozido no vapor e low carb? É tudo de bom para o seu melhor amigo! Garanta agora nos melhores petshops e clínicas veterinárias ou entre em contato para saber mais sobre como comprar online.

Caso você queira começar a oferecer uma dieta úmida sem grãos para o seu pet que come apenas ração seca, dê uma olhada nesse outro artigo sobre como introduzir a nova comida sem causar estranheza no organismo do seu bichinho!