O que torna a vida de um cão uma vida DE VERDADE? 

Para nós, é um conjunto de respostas que podem ser resumidas em uma palavra: SAÚDE. 

Mas, para ter essa SAÚDE com letras maiúsculas, é preciso adotar mais que alimentação saudável: uma rotina de exercícios saudável também. 

Sim, é claro que isso varia dependendo da idade do seu cão, e de da sua raça também. No entanto, o que vamos abordar aqui serão exatamente alguns princípios básicos, que podem ser aplicados a qualquer pet, independente de seu tamanho e raça! Ah, e não se esqueça de considerar qualquer restrição ou condição especial que difere o seu amigo do geral. Na dúvida, sempre busque por um profissional da saúde veterinária para confirmar se o seu pet tem alguma contra indicação 🙂 

Coisas que você deve saber sobre uma rotina de exercícios saudável para cães:

  1. Os efeitos de exercícios vão muito além da saúde física;
  2. A quantidade e consistência dos exercícios tem relação direta sobre o comportamento do seu cão: essa relação se intensifica à medida que lidamos com filhotes e cachorros jovens com muita energia. Se eles não gastam a energia acumulada, o resultado provavelmente será um comportamento destrutivo em casa!
  3. Se você não dá ao seu cão algo para fazer, ele encontrará algo por conta própria (isso pode resultar em destruição dentro de casa!), então é melhor prevenir! 

Alguns dos problemas mais comuns observados em cães que não se exercitam como deveriam, são

  1. mastigação destrutiva;
  2. comportamentos de investigação (como roubar coisas do lixo); 
  3. hiperatividade, excitação e atividade noturna;
  4. irritação;
  5. pular nas pessoas;
  6. desobediência;
  7. latidos choro e uivos em excesso.

Não queremos nada disso, certo? 

Então, saiba alguns exercícios simples que você pode praticar com ele! 

  1. Caminhadas e corridas: essa é uma opção simples e prazerosa, que requer apenas um espaço ao ar livre! Porém, avalie sempre a condição física de vocês dois e os horários mais quentes que devem ser evitados.
  2. Corrida com bolinha: aqui, ao invés de você apenas jogar a bolinha para o seu cão, você irá correr de um lado para o outro com ela na mão, usando-a como incentivo para seu cachorro te acompanhar. Ou, se preferir, corra atrás da bolinha com ele! 
  3. Agachamento com a bolinha: jogue a bolinha para seu cão e faça agachamentos enquanto ele busca!

E, se você quiser aplicar alguns exercícios dentro de seu apartamento, confira nossa matéria com 05 exercícios para você praticar indoor: 

http://livelongbrasil.com.br/2017/11/27/exercicios-caes/

Boa sorte e bons exercícios!