Você sabe o que é o Canicross? Não? Então venha saber um pouco mais sobre esse esporte que promete trazer ainda mais disposição para você e o seu cão.

O que é? O Canicross é um esporte europeu que existe a pouco mais de 10 anos. Consiste na corrida do cão com seu tutor por terrenos do tipo cross (irregulares).

Que equipamentos são necessários? Para praticar o canicross são necessários: arnês (um tipo de coleira que vai por todo o corpo do cão), canicross line (uma guia com amortecedor, com o comprimento máximo indicado de 2,5m) e Waist Belt (cinturão bem amplo especial para proteger as costas do corredor dos possíveis puxões do cão).

Qualquer cachorro pode realizar a atividade? Sim, é um esporte democrático e não exige uma raça específica. Claro que algumas raças terão mais facilidade. Mas tudo é costume, deve-se começar os treinos gradativamente para saber como é a resistência do seu cão.

Como iniciar a prática do Canicross com o seu cão? Antes de começar tanto para você quanto para o cão, é recomendado realizar uma avaliação física. Dessa forma a corrida fica mais prazerosa para ambos.

Que cuidados o dono deve ter com o seu cão? Cuidados simples e gerais de saúde. Em dias muito quentes é preciso hidratar mais o animal assim como nós mesmos.

Quais as distâncias que são percorridas nas competições? Assim como provas de atletismo, não há distância oficial. Mas as provas tem no mínimo a distância de 2Km.

Quando essa modalidade chegou aqui no RS? Já existem competições? A modalidade chegou, oficialmente, em 2016 quando aconteceu a 1° Corrida e Caminhada Beneficente Vai Totó no dia 3 de abril. A primeira edição, reuniu mais de 400 participante e a 2° edição aconteceu dia 26 de março de 2017 reunindo mais de 600 conjuntos (cão/tutor).

No dia 25/03/2018 vai ocorrer a 3ª edição de Canicross Vai Totó, para saber mais e realizar a sua inscrição acesse: https://vaitoto.dog/eventos/