Você sabe o que é Bikejoring? Neste post vamos te explicar o que é essa modalidade, que promete trazer mais qualidade de vida para tutor e o seu cão.

O que é o esporte? O Bikejoring é um esporte no qual um cão, ou um grupo de cães, ligados a um cabo de reboque, tem que puxar ou correr à frente de um ciclista. No esporte, que é uma derivação do canicross, o cão, com o equipamento necessário, é preso à bicicleta e deve “puxar” o seu tutor até chegar à sua meta.

Qualquer cão pode praticar a atividade? Qualquer raça ou porte pode praticar o esporte, desde que obedeça alguns comandos de seu tutor, para ter a harmonia necessária no caminho percorrido. Não é recomendado praticá-lo com cães com menos de 18 meses de idade, pois o esporte exige força e reflexos do pet.

Qual o equipamento necessário? Para praticar essa modalidade, os equipamentos necessários são: uma bicicleta de montanha, uma guia de aproximadamente 1,5m a 2m, um amortecedor (Shock Absorber) e um Arnês X-Back para o cão.

Quais os cuidados que o tutor deve ter com o seu cão? Essa modalidade exige muito esforço de seu pet, então é necessário que o tutor tenha um bom entendimento sobre o seu cão e saiba quais os seus limites, para não sobrecarregar o animal durante o percurso. O condutor deve cuidar de sua própria segurança, vestir os equipamentos de proteção e manter a bicicleta em boas condições de funcionamento Também é importante que o cabo de reboque não seja preso ao condutor, para que ele possa ter maior mobilidade em caso de queda.

Qual o objetivo do esporte? É uma atividade que beneficia a saúde do cão e de seu tutor e evolui o comportamento do pet, além de estreitar a relação de ambos.

bikejoring-livelong

Qualquer raça ou porte pode praticar o esporte, desde que obedeça alguns comandos de seu tutor.

Você conhece alguém que pratica Bikejoring? Marca esse tutor nos comentários.