fbpx

Primeiramente, por que devo manter o meu gato hidratado? 

O motivo é simples: prevenir de doenças renais. Atualmente estima-se que 1 a cada 3 gatos sofrerá de doenças renais. Ao mesmo tempo, existem outras causas para doenças renais. Por exemplo, fatores como genética e raça (Maine Coon, Siamês e Persa). Apesar disso, a hidratação possui o papel principal na saúde renal dos gatos. 

Estima-se que 1 a cada 3 gatos sofrerá de problemas renais ao longo da vida.

Dra. Victoria Pereira

Médica Veterinária especializada em felinos, Clínica The Cat Doctor - São Paulo, SP

Teste rápido: Como saber se o meu gato está hidratado?

Atualmente, existe um teste que pode ser feito por qualquer pessoa: o teste da pele! Primeiramente, puxe a pele do pescoço do seu gato. Logo após, observe a velocidade em que ela volta para o lugar. Caso a pele volte em 1 segundo ou menos, significa que seu gato está hidratado. No entanto, caso contrário, significa que o seu gato está desidratado. Contudo, apesar de ser uma técnica confiável, leve sempre o seu gato no veterinário. 

Como incentivar o meu gato a tomar água?

  1. Ofereça alimentos úmidos. Segundo a Dra. Victoria, “o gato que come só ração seca, mesmo tomando água, estará sempre desidratado”. Alimentos úmidos possuem níveis maiores de água que as rações secas. Contudo nem todo alimento úmido é completo. Sempre esteja atento ao rótulo. Além disso, a quantidade de água varia com a qualidade do alimento. Toda linha Livelong supre até 70% da necessidade de água diária dos felinos. 
  2. Distribua potes de água pela casa. Para deixá-los mais atrativos, troque a água e mantenha ela gelada. Para isso você pode utilizar pedras de gelo. Além disso, uma ótima dica é utilizar potes de barro ou cerâmica. Dessa forma, será mais fácil conservar a água.
  3. Use fontes de água! São uma ótima opção para gatos que se locomovem com menos frequência. Além disso, oferece água corrente e gelada de forma prática.
  4. Faça uma sopa de sachê! Basta misturar uma porção de alimento úmido com uma porção água. É comum que os gatos não consumam a porção de uma só vez: é normal ingerirem um pouco, dar uma pausa e voltar. Outra dica é não oferecer alimentos com pedaços grandes. Por vezes, felinos não gostam de ingerir alimentos heterogêneos.  
  5. Que tal um sorvete de sachê? Coloque o alimento úmido com uma porção de água no liquidificador. Logo após, coloque em uma forma e leve ao congelador. Espere algumas horas até o sorvete congelar.

“O gato que come só ração seca,  mesmo tomando água, estará sempre desidratado”.

Dra. Victoria Pereira

Médica Veterinária especializada em felinos, Clínica The Cat Doctor - São Paulo, SP

Uma dica valiosa para você que tem um gato filhote!

Se você tem um filhote, agora é a hora perfeita para inserir estes hábitos na rotina do seu gato! Gatos são conhecidos por possuir neofobia, fobia ao novo. Dessa forma, quanto mais cedo você acostumá-lo a ingerir água, mais fácil será e vice-versa. 

Gostou das dicas? Para saber mais sobre alimentação e estilo de vida, acompanhe o nosso blog!

%d blogueiros gostam disto: