3 doenças perigosas causadas pela obesidade em cães

3 doenças perigosas causadas pela obesidade em cães

Atualmente, a obesidade está cada vez mais comum no mundo pet. Suas causas principais são a alimentação em excesso e o sedentarismo.

Quais doenças a obesidade pode gerar nos pets?

  • Diabetes: Provocada por um déficit na produção de insulina pelo pâncreas. A diabetes pode gerar diversos problemas como, por exemplo, cegueira, dificuldade de cicatrização, problemas nos rins e no coração. O tratamento consiste na aplicação de insulina, exercícios físicos e no consumo de rações próprias para animais diabéticos.
  • Artrose: Se trata da degeneração da cartilagem dos ossos, limitando os movimentos e provocando uma dor aguda. Alguns dos sintomas são dificuldade de locomoção, falta de ânimo e apatia. Embora seja uma doença comum em pets idosos, a obesidade favorece seu surgimento precoce.
  • Cardiomiopatias Hipertróficas: Se tratam do aumento da rigidez do músculo do coração, diminuindo a capacidade do bombeamento de sangue para o corpo. A obesidade é uma grande aliada das doenças cardíacas, visto que o aumento de peso exige cada vez mais do coração.

Em primeiro lugar, como saber se meu pet está acima do peso?


Primeiramente, para identificar se o seu pet está com o peso ideal é preciso analisar o Escore de Condição Corporal. Confira a imagem abaixo:

Vale lembrar que é importante sempre consultar seu médico veterinário de confiança.

Afinal, como combater a obesidade nos cães e gatos?


A alimentação e a prática de exercícios físicos é o melhor remédio nesse momento. Brincadeiras como jogar a bolinha, corridas ou caminhadas, por exemplo, serão suas maiores aliadas.

Atividades físicas são importantes, mas tenha cuidado!


Algumas raças são mais enérgicas que outras. No entanto, todo pet precisa gastar energia. Para atividades intensas como corridas, 30 minutos por dia é o suficiente. Para passeios e caminhadas lentas, o tempo ideal é de 1 hora por dia.

Quando seu pet pratica uma atividade física, ocorre uma descarga de dopamina em seu cérebro. A dopamina é o hormônio responsável por causar uma sensação de prazer e diminuir as taxas de cortisol (hormônio do estresse). Por isso, além de melhorar a saúde prevenir doenças, exercícios físicos também contribuem para o bem-estar do seu pet.

Texto produzido pela Buddy Vet em parceria com a Livelong Brasil.